02/11/2017

4 MESES DE NÓS

E quatro meses se passaram desde que nos colocaram  nos braços dois seres pequeninos que vieram preencher na totalidade a nossa vida. Têm sido 4 meses de desafios, nem sempre fáceis, nem sempre ganhos mas, sempre vividos intensamente. Quatro meses a tentar criar rotinas que todos desconhecíamos, criar hábitos para os quais não estávamos focados, no fundo 4 meses a construir a nossa família, o nosso lar.

Estes 4 meses trouxeram imensas novidades nas nossas vidas e os nossos pequeninos começam cada vez mais a mostrar que mesmo sendo gémeos têm tanto de diferente.

Estes 4 meses trouxeram ao Francisco o som maravilhoso da gargalhada... é vê-lo gargalhar com as nossas patetices numa felicidade contagiante. Trouxeram também o soninho retemperador para pais e filhos e já conseguimos dormir entre 7 e 10 horas por noite o que é maravilhoso. Aqui saem claramente ao pai pois a mãe não é muito dada a muitas horas de sono, 7 e chega (mais coisa menos coisa). Trouxeram também as birras para arrotar... mas onde é que este miúdo aprendeu que para arrotar é preciso fazer uma prancha de 5 minutos??? Estica-se como se fosse uma enguia e chora como se lhe estivessem a arrancar uma unha... depois de tudo experimentarmos lá descobrimos que o melhor seria sempre colocar-lhe a chucha e assim ele sossega e arrota à mesma. Malabarismos que os pais aprendem por conta e risco. Continua o mais impaciente dos filhos, irrita-se quando as coisas não chegam no momento que ele entende e isso pode trazer-lhe alguns choros aos quais vai ter de se habituar... que isto de viver não é sempre fácil para todos. 

Ao Pedro os 4 meses trouxeram dois dos melhores presentes: uma maior autonomia nos gestos, já movimentando a sua cabecinha para a esquerda e direita sem condicionamentos e 4 cms a menos na sua plagiocefalia. A luta ainda vai no inicio mas ele é sem duvida o nosso guerreiro de luz e vai lançado na sua missão. Mas não foi tudo. Os quatro meses trouxeram-nos um bebé muito conversador. Palra imenso e sempre com aqueles olhinhos que sorriem sempre de forma generosa. Observa atentamente o gesto das nossas bocas e tenta replicar de forma atabalhoada e como é bom ser testemunha destas descobertas. Com o palrar veio também a baba... e tanta senhores! Parece um verdadeiro nenuco a fazer bolhinhas. A pediatra arrisca que começará a falar cedo... veremos se temos um tagarela como a mãe. Claramente uma coisa que os 4 meses trouxe foi um Pedro muito mais refilão e menos paciente (como eu o entendo) o que nos coloca maiores desafios. Porém tem o acordar mais querido de todos pois fica a conversar sozinho e a brincar com as suas mãozinhas. Fisicamente acho-o cada vez mais parecido comigo e não posso deixar de sentir que é tao bom identificar  pedacinhos nossos num ser tao pequenino.

São 4 meses de todos os clichés que já se escreveram sobre maternidade/paternidade e mais alguns. São também 4 meses de momentos únicos, de sentimentos que desconhecíamos existir e que descobrimos diariamente, de medos com que temos de lidar a cada segundo... são 4 meses de uma família em construção. O que será que está para vir?

Sem comentários:

Enviar um comentário

design

design by: We Blog You