28/02/2017

OS FERREIRA FORAM AO CINEMA #10




Vou ser absolutamente honesta no que vos vou escrever AMEI ESTE FILME. Um filme baseado em factos reais, em mulheres que tudo tinham para serem amargas com a vida, em seres humanos que  sentiram na pele o pior dos racismos e que ainda assim lutaram pelos seus sonhos. Um filme com uma mensagem que tem tanto de dura como de enternecedora. Que nos faz sentir gratos por vivermos numa realidade um nadinha diferente (não sejamos hipócritas e o racismo ainda é uma realidade) e que no final nos oferece imagens maravilhosas realistas de como estas mulheres se encontram nos dias de hoje.

O filme retrata o início da década de 1960. Os EUA e a União Soviética encontram-se em plena Guerra Fria. A disputa pela corrida espacial entre as duas potências é uma evidência e nenhum dos países está disposto a perder a oportunidade de colocar o primeiro homem no espaço. Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson são três mulheres afro-americanas cujos cérebros brilhantes lhes valeram cargos na NASA, apesar da segregação racial e sexual ser ainda uma realidade. Numa época em que os computadores eram ainda muito rudimentares, foram as suas extraordinárias capacidades de cálculo matemático que definiram as complexas trajectórias que tornaram possível colocar na órbita da Terra o astronauta John Glenn, no dia 20 de Fevereiro de 1962. Tornou-se assim o primeiro norte-americano a fazê-lo.

Que a nossa memoria nunca esqueça pessoas especiais como estas. Pessoas de carne e osso que materializam o sonho, mesmo que isso implique superar limitações, barreiras e preconceitos.

Este RECOMENDO assim sem hesitar!


Sem comentários:

Enviar um comentário

design

design by: We Blog You