10/01/2017

OS FERREIRA FORAM AO CINEMA #6

No penúltimo dia do ano de 2016 assistimos no cinema, possivelmente, a um dos mais belos filmes dos últimos tempos. E atenção que eu disse belo não disse bom para que não restem duvidas pois não é a obra prima do cinema contemporâneo porém é de uma beleza indiscutível- Beleza Colateral. As minhas hormonas é certo que andam ao rubro e que a lagrima anda sempre saltitante nos meus olhos e fartei-me de chorar, nem as 15 pipocas que comi me distraíram (sim o senhor marido racionou-me as pipocas, sou praticamente uma gravida em sofrimento ao nível da pipoca).

Se estes senhores não eram suficientes para nos levar ao cinema Will Smith. Edward Norton, Kate Winslet e Helen Mirren, as três palavras que definem este filme AMOR, TEMPO e  MORTE eram certamente. São estas 3 palavras que dão o mote para uma trama dramática que fala de um bem sucedido publicitário cuja filha morre fazendo-o mergulhar numa depressão profunda. Will Smith é este pai completamente perdido e que outrora fora um genial publicitário inspirador. Com a perda da filha ele vê-se forçado (como forma de expurgar a sua dor, ou tentar) a escrever não a pessoas mas a estas 3 entidades que foram a sua inspiração durante tanto tempo. O filme depois fala da forma que os sócios/amigos encontraram de o tirar desta depressão profundíssima contratando atores para encarnarem o amor, o tempo e a morte. E se este gesto ao inicio tinha uma componente apenas de fazer sobreviver o negocio com o desenrolar da trama percebermos que cada um deles também se vai deixar tocar por estas entidades e que será uma verdadeira lição de vida para todos.

Como disse não é O filme dos filmes mas para mim, e reforço para mim, é um filme muito bonito, com uma poética que nos toca e nos afeta na medida que nos leva a pensar que a vida de facto se rege quase sempre por este medo da morte, a vontade de amar e ser amado e a procura por ter mais tempo para gastar no que nos faz felizes.

Resumindo : É um filme que se vê bem em casa com a mantinha sobre as pernas, aninhados na nossa parte favorita do sofá e com a cabeça juntinha a alguém que amamos agradecendo todas as  bênçãos que a vida nos proporciona.



Sem comentários:

Enviar um comentário

design

design by: We Blog You