15/05/2014

UM POST, NÃO SOBRE O BENFICA MAS, SOBRE PESSOAS

Li algures no dia de ontem uma frase que dizia: "O futebol é óptimo para nos divertirmos e uma péssima forma de nos chatearmos" e é nisto em que acredito. 

Ontem o Benfica perdeu, facto. Ontem eu ficaria mais contente se ele tivesse ganho, facto. Ganhou o Sevilha e por acaso (not) havia portugueses nessa equipa e eu fiquei contente, facto. Se fui logo comemorar o facto do Benfica ter perdido? Não, facto. Se acho que se deve colocar a bandeira a meia haste por um momento tão trágico? Not, facto. Se houve benfiquistas que foram logo escrever nas redes sociais "estão todos a comemorar a vitoria dos espanhóis", facto. E é isto que me irrita: os ismos. O fanatismo que faz com que achem que a vitória ou a derrota, neste caso do Benfica, seja algo tão importante na vida dos outros (como nas suas) que os façam perder tempo das suas vidas a pensar nisso. O meu Benfiquismo acabou no momento do apito final e pronto... life goes on, mudar de canal e ver os Highlights Summer X Games 2013 e aprender a grande lição que o skate, por exemplo, nos ensina. Vibrar com manobras novas, ir ao rubro quando um adversário faz algo nunca visto, ficar genuinamente satisfeito quando aquela manobra que se tenta há um tempão é conseguida (mesmo que isso implique perder uma competição)... mas o futebol alimenta este histerismo com fundamentalismos e continuamos a preferir esconder a nossa frustração na (falsa) comemoração dos outros, daqueles que se estão literalmente nas tintas para o pós jogo.
Eu sou do Sporting, mas os meus pais, as pessoas que mais amo são do Benfica. É evidente que se ontem o Benfica tivesse ganho eu ficaria mais feliz, por eles, por todos os meus amigos, porque ainda fico feliz com a felicidade dos que amo e não com a sua infelicidade. Eu continuo a achar (shame on me) que se deve tentar retirar algo positivo de uma coisa aparentemente negativa, e ontem houve uma bandeira portuguesa no pódio dos vencedores. Celebrar a vitória de uns não significa achincalhar e denegrir os restantes. Parabéns para todos!



Sem comentários:

Enviar um comentário

design

design by: We Blog You